sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Veri Gud, lefti saide - Inglês para papai Joel ver

Tá certo que meu inglês não é tão cool, e que ainda mando mal em muita coisa que não deixa tudo tão na nice. Mas o importante é se comunicar. É ou não é? Tem coisa mais chata do que ir numa festa e não conversar com niguém por que você tem vergoinha de falar errado. As vezes isso pode contar ponto a seu favor, dica de brother.

Mas ficar sem falar out! Comigo não jacaré. Quando cheguei aqui, vi que as pessoas também não falavam também. Primeiro pela sonoridade. Eles têm muita dificuldade em alguns sons. Como nós também temos, até por que se você olhar bem, som por som, o russo é mais parecido com o português do que com o inglês.


Enfim no primeiro dia de trabalho, e aqui em casa, eu confesso: não foi fácil. Foi um tal de what? repeat? hein? portuguese? Enfim, tudo quanto é jeito não tava rolando. Mas a coisa foi fluindo meu brother e seu ouvido vai se acostumando aos poucos à forma como eles falam, e eles a sua. Já viu aqueles gatão peludo passando em portão? É assim my dear friend, o som vai se encaixando ao seu ouvido. Hoje a comunicação tem sido bastante tranquila até.

Porém, no trabalho as coisas demandam uma comunicação melhor. Você não vai falar com o seu chefe que nóis vai pegou o tarefo e fez e entregou pra pra pra ... esqueci a palavra. Não dá para falar errado!

Então a coisa boa aconteceu. Conheci duas pessoas que mandam bem no inglês. A Tania que é minha supervisora e o Nikolai. Ambos russos. A comunicação com eles é bem tranquila. A Tania tem uma desenvoltura boa. O Nikolai é professor de aulas de inglês na Universidade, e as vezes já serviu como meu tradutor. A frase que ele mais disse até agora por mim foi: me dá uma cerveja preta.

EU NUM INTINDI NADA QUE ELE FALOU!

O legal disso é que eles também já tão apredendendo a falar português. Logicamente do jeito deles, mas já tão pegando. No trabalho agora só se ouve "oi" pela manhã e "tchau tchau" na parte da tarde. Logicamente tive que ensinar a eles boas maneiras de se tratar uma pessoa querida, uma autoridade ou até mesmo um amigo, por exemplo. Então sempre quando encontro com o Nikolai, ou com o Yurii que é outro rapaz que trabalha lá, nos cumprimentamos da seguinte forma:

-e aí bruxão? (Bianco)
-fala manolo! (Nikolai ou Yurii)

GUD, GUD!
Mas claro, existem pessoas que falam muito, mas muito bem. A Julia que trabalha na Aiesec por exempplo. O inglês dela é tão bom que me parece que ela é nativa da Inglaterra, tendo até um sotaque de lá carregado. Todos na Aiesec mandam bastante bem.

Bom, sinto a obrigação de ensinar um pouco de manolagem e coisas não ortodoxas para eles. Afinal, tem coisa mais divertida do que aprender besteira? Faz parte, né não play? Então, para encerrar os trabalhos de hoje, vai um pequeno dicionário de inglês russo para você bruxão que pretende voar por estes lados:

cud - could
becoze - because
a litel - a little
soume - some
sink - think
nosink - nothing
gud - good

Este post não é uma crítica. Eu também sou do time do papai Joel! Tamo junto aprendendo com o mestre!

Próximo Capítulo e Update: como 8 entre 10 perguntam pra mim se as mulheres daqui são bonitas, vou preparar um post sobre isso com maior urgência pois ta foda. Testosterona da galera da sagaz. Então, mantenham-na sob controle. Mas não vou deixar as meninas na mão. Vou falar em geral também sobre a moçada aqui, os homens e vocês opinam se eles são bonitos ou não, por que disso e de horóscopo eu não frago nada. Mas antes vou falar sobre as sopas, sobre o povo russo, e sobre o teste de manolagem.

Abraço de urso polar

3 comentários:

  1. Por que a data desse post é "terça-feira, 1 de fevereiro de 2011"? O.o
    Você foi para a Rússia de DeLorean?
    Onde você foi parar, Bianco?

    ResponderExcluir
  2. Td bem q a Kathia foi sacana com a parada das datas.... mas quando a catchia não é sacana???
    é nois manolagem saudade de vc e dos rock aqui!
    tras a sharapova pra mim!!!!!
    huiahuiheauieah

    ResponderExcluir
  3. auaha valeu moçada, comentário sagaz da Kathia mesmo!

    ResponderExcluir