terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Covardia - Atentado no Domededovo/Repercussão


Eu estava lá, junto com a minha namorada a exatos sete dias. É isso mesmo malandragem, poderia ter sido eu. Até por que, o horário em que o atentado aconteceu, foi próximo a minha teórica chegada na Rússia. Pelo que li, o fato ocorreu as 16 horas, enquanto no dia em que cheguei, meu vôo tocaria o solo do país as 18h.

Ali, onde aconteceu a explosão, não há para onde fugir. Foi no salão onde minhas malas ficaram perdidas, e que contei em outro episódio. Apesar de ser um aeroporto grande, a área de malas é pequena. Imagino o que deve ter sido a cena de tantos corpos por lá. Lamento muito pelo que aonteceu.


Aqui, o pessoal não sabe exatamente explicar o porque. Mas todos os jornais dizem que trata-se de uma região que quer ser independente da Rússia, chamada Cáucaso. Procurei informações e todos aqui me falaram que é uma região do país que é bastante pobre, e que tem sérios problemas.

As pessoas aqui não estão propriamente assustadas. Elas estão preocupadas no que isso pode afetar a imagem do país lá fora, já que a Rússia está em franco estado de crescimento. E também por que isso é uma situação que se repete. Conversei com a minha hoster e ela disse que uma região chamada Tartaquistan já é semi independente apesar de ainda estar confederada a Rússia.


Logo após ela conseguir a "independência", a antiga Chechênia, hoje área conhecida como Cáucaso, também reivindicou a mesma condição, já que possui forte influência do Islã e claras diferenças sociais, culturais e étnicas. Boris Yeltsin aceitou o primeiro. Mas o segundo não e ali explodiu o conflito.

Hoje Putin (primeiro ministro) e Medvedev (Presidente) levam com mão forte esta questão, e Putin chegou a "limpar" área na tentativa de acabar com o conflito. A situação piorou, chegando ao que aconteceu esta semana. Aqui, as autoridades ainda não dizem com certeza, mas tudo leva a crer que há ligação com o conflito.

Lamento muito, pois é um povo que não merecia isso. Eles são humildes, e nesta primeira semana já deu para perceber que vou sair daqui deixando muitos amigos. E espero que o país não sofra mais. Eles merecem um grande futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário